Assembleia Legislativa de MT promove audiência pública sobre a campanha Março Azul

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promoveu nesta quinta-feira (24.03) uma audiência pública sobre a campanha Março Azul, voltada à conscientização da sociedade sobre câncer colorretal. A audiência foi conduzida pelo deputado estadual Dr. João.

Participaram do evento o coloproctologista Mardem Machado, presidente da regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBPC), o gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed/MT), a pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM), e o hematologista e oncologista André Crepaldi. A audiência pública também contou com a participação virtual do presidente nacional da SBPC, Dr. Eduardo de Paula Vieira.

Dr. Mardem ressaltou que quanto mais cedo fizer o diagnóstico da doença, maior a chance de tratá-la e curá-la. “A prevenção é indispensável, vamos divulgar sobre esta campanha e reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal”, explicou o especialista, observando que o Março Azul é uma realização nacional da Sobed e da SBPC com apoio de diversos parceiros.

A audiência pública contou com a participação virtual do presidente nacional da SBPC, Dr. Eduardo de Paula Vieira

Já a médica Natasha Slhessarenko, que é patologista clínica e pediatra, apresentou, na oportunidade, dados alarmantes sobre a doença, como a que este câncer atinge mais de 40 mil pessoas por ano e é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros.

“É preciso mobilizar toda a sociedade para reverter com urgência essa grave situação, ampliando o acesso aos procedimentos diagnósticos, será possível reduzir os altos números de mortes e hospitalizações verificados no Brasil”, frisou a médica.

Dr. Roberto Barreto reforçou sobre a importância da prevenção para evitar a formação de tumor e evolução da doença para quadros mais graves. O especialista também destacou a importância da campanha Março Azul, que a cada ano ganha novos parceiros e atinge um maior número de pessoas no país.

O deputado Dr. João, que é médico, frisou durante a audiência pública a importância de se discutir e divulgar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento precoces contra o câncer colorretal, bem como chamar a atenção dos governantes e gestores públicos para que os pacientes tenham chances efetivas de tratamento e cura, sendo imprescindível a elaboração de políticas de saúde com foco no tema.

A audiência foi proposta pelo médico e deputado estadual Dr. João

“Procure um médico especialista, faça exames de rotina e busque levar uma vida saudável, manter uma dieta rica em alimentos naturais com fibras, praticar atividade física regular e restringir carne vermelha, embutidos e álcool na dieta para ajudar a reduzir a formação de pólipos adenomatosos e, por consequência, o câncer colorretal”, reforçou o deputado Dr. João.

O deputado aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho e contribuição de todos que trabalharam para que a audiência pública fosse realizada, bem como a participação dos especialistas, dos servidores da Assembleia Legislativa, da população em geral e da imprensa presente.

Fotos: Assessoria da ALMT

Leave A Comment