Você sabia que o intestino é chamado de “segundo cérebro”? Sim, é verdade. Diferente de qualquer outro órgão do nosso corpo, o intestino pode funcionar sozinho, sem que o cérebro tenha que “comandar” alguma ação. E na manhã dessa sexta-feira (04), no Jornal da Manhã Cuiabá, na Rádio Jovem Pan, a nutricionista Fernanda Branco explicou um pouco sobre esse tão importante órgão.
O intestino pode funcionar sozinho, através do sistema nervoso entérico (SNE), que possui seus próprios circuitos neurais, controlando diretamente o sistema digestivo. É no intestino que acontecem etapas importantes da digestão, da absorção de alimentos e a formação do bolo fecal. A flora intestinal também está envolvida em diversos processos fisiológicos, como a imunidade e homeostase (estabilidade necessária ao organismo para realizar atividades básicas).
Segundo a nutricionista, o bom funcionamento do intestino melhora o humor, isso porque ele é responsável por 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo.
“Hoje, o nosso intestino é considerado o segundo cérebro, ele é capaz de produzir cerca de 90% da serotonina, hormônio do prazer, a alimentação é extremamente importante, atividade física […] que pode ajudar na questão intestinal” disse a profissional.
Ou seja, é importante estar com o funcionamento do órgão em perfeito estado para não afetar outras questões do corpo. Considera-se normal, evacuações que ocorram no mínimo três vezes por semana e no máximo três vezes ao dia. A frequência de evacuações é algo bastante individual, mas dois fatores devem ser observados, a frequência baixa de evacuações e/ou dificuldade para evacuar. Se apesar de seguir as recomendações de hidratação e alimentação o problema persistir, a especialista alerta que é melhor consultar um médico.
Confira a entrevista: