IGPA completa 2 anos de prevenção e tratamento avançado de doenças do sistema digestivo

O Instituto de Gastroenterologia e Proctologia Avançado (IGPA) completa neste mês de outubro 2 anos de atividade em Mato Grosso. Com sede em Cuiabá (MT), o IGPA ampliou nesse período a sua equipe multidisciplinar, aliada a modernos equipamentos, tornando-o referência na região para a prevenção e tratamento de doenças que atingem o aparelho digestivo, especialmente as doenças inflamatórias intestinais (DIIs).

Dr. Mardem Machado, coloproctologista

A clínica apresenta um novo conceito no cuidado dos órgãos que integram o sistema digestivo, como o estômago e o intestino. No local, profissionais das áreas de gastroenterologia e proctologia, fisioterapia pélvica, nutricionista, endoscopista e hepatologista atendem numa estrutura formada por consultórios e  salas de exames. O proctologista Mardem Machado explica que o instituto amplia a oferta de procedimentos sofisticados e permite diagnosticar e tratar, em um único lugar, problemas que atingem o aparelho digestivo.

“Temos exames eficazes, procedimentos que permitem a identificação de lesões em estágio inicial. O IGPA é referência na região não só pelas especialidades e competência dos profissionais da equipe, mas também pelo atendimento, recursos tecnológicos e a comodidade e segurança oferecidas por estar localizado em um centro multiuso”, destaca Machado.

Dr. Mardem Machado é Coloproctologia, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, graduado em Medicina pela Universidade da Amizade entre os Povos Patrice lumumba Moscou, graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Dr. Roberto Barreto, gastroenterologista e endoscopista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Fez Mestrado pela UFMT e Doutorado pela UNIFESP. É diretor clínico e responsável técnico do IGPA.

Já o gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto ressalta que os pacientes agora têm a opção de fazer, no mesmo dia, exames combinados, como endoscopia e colonoscopia. “A realização de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado permitem o controle com medicação adequada, reduzem a incidência de complicações e proporcionam uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, pontua.

Dr. Roberto Barreto faz parte do Corpo Clínico do IGPA. É gastroenterologista, edoscopista, fundador e atual presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (SOBED/MT).

Dra. Juliana Miranda, fisioterapeuta pélvica

Hoje o IPGA possui em sua equipe multidisciplinar a fisioterapeuta pélvica Juliana Miranda. A fisioterapia pélvica é uma especialidade responsável por cuidar das funções do assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força e encurtamentos musculares naquela região, como incontinência urinária, perca fecal ou mesmo problemas na relação sexual.

Também faz parte da equipe multidisciplinar do IGPA a nutricionista Fernanda Branco, formada pela UFMT, com especialidade em Modulação Intestinal e Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional. O nutricionista exerce papel fundamental na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana.

Dra. Fernanda Branco, nutricionista

É um profissional da área da saúde capacitado para atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética em busca do bem-estar das pessoas. Por isso o IGPA, que é especializado em Doenças Inflamatórias Intestinais (DDIs), conta com um nutricionista em sua equipe profissional.

Drª Suzana Carla Pereira de Souza, gastroenterologista

O IGPA também conta com a gastroenterologista Drª Suzana Carla Pereira de Souza em sua equipe multiprofissional. A especialista é formada pela Universidade Federal de Rondônia, fez Residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional da Asa Norte do Distrito Federal (HRAN-DF); Residência em Gastroenterologia pela UNESP-Botucatu; Médica concursada pela EBSERH e vinculada ao HUJM; é Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG); e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Dr. Francisco José Dutra Souto, hepatologista e gastroenterologista

Para completar, em setembro o IGPA integrou à equipe multidisciplinar o Dr. Francisco José Dutra Souto, maior referência de hepatologia de Mato Grosso e uma das maiores do Brasil. Dr. Francisco Souto é formado na UFRJ (1981), onde também cursou residência em Clínica Médica (1982-1984) e Mestrado em Gastroenterologia (1989) e especialista em gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e de Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Foi professor titular e vice-reitor da UFMT, diretor superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller, é consultor do Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde professor de Medicina na Facimed (Cacoal-RO) e na UNESC (Vilhena-RO).

O IGPA está localizado na Rua Barão de Melgaço, 2777 – Centro Sul – Cuiabá – MT.

Deixe um comentário