Março Azul alerta para o câncer colorretal

Por Dr. Roberto Barreto

O mês de março é dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal, uma campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Este é um dos tipos de câncer mais comum entre homens e mulheres, e corresponde aos tumores que afetam o cólon e o reto. Você conhece esse tipo de câncer? Sabe como identificar? Nós mostramos tudo o que você precisa saber.

Várias ações acontecem durante o Março Azul no intuito de informar sobre as medidas preventivas e o diagnóstico precoce da doença a toda sociedade. Além disso, a campanha também visa promover o debate entre os próprios profissionais da saúde.

A campanha do Março Azul é de fundamental importância para a população porque busca implementar uma política pública de saúde para o câncer colorretal, conscientizando as pessoas sobre o problema, promovendo engajamento e até dando mais capacitação aos profissionais da área de saúde.

A doença ocorre devido a tumores que surgem no intestino grosso divididos em cólon e reto. Uma das característica mais evidentes da doença é que a maioria desses tumores surgem com pequenas elevações na parede do cólon ou do reto e vão crescendo de forma bem lenta.

O câncer colorretal é um dos tipos de câncer mais incidentes no mundo e pode levar até muitos anos para se tornar maligno. A boa notícia é que ele tem tratamento e é curável desde que o caso seja detectado precocemente.

O maior problema do câncer de colorretal é que ele não apresenta sintomas nos estágios iniciais, por isso toda a importância do Março Azul em tornar a doença conhecida. Quando os sintomas aparecem, ainda podem variar, mas na maioria das vezes surgem da seguinte forma:

Diarreias;
Fezes mais escuras;
Fezes afiladas ou pastosas;
Náuseas e vômitos;
Aparecimento de sangue nas fezes;
Dor ou desconforto abdominal;
Fraqueza;
Surgimento de cólicas ou gases;
Perda de peso repentina;
Dores na região anal.

Atenção aos primeiros sinais da doença!

As medidas do Março Azul são muito importantes para a sociedade. Além de darem grande visibilidade ao câncer colorretal, incentivam aqueles que suspeitam de algum sintoma a procurarem por um diagnóstico.

Portanto, se você sabe que possui o diagnóstico ou suspeita de algum sintoma procure um profissional de sua confiança para fazer um acompanhamento.

Assim como é importante se atentar a esses sintomas, também é fundamental garantir o melhor atendimento médico não apenas nesta como também em outras ocasiões.

Dr. Roberto Barreto e gastroenterologista e endoscopista, presidente da Sobed/MT e integra as equipes da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, IGPA e CEC.