Nutricionista do IGPA dá dicas de como controlar gases após cirurgia bariátrica

Um assunto não muito comum e pouco abordado diz respeito ao gases que tanto incomodam pacientes pós-cirurgia bariátrica. Muitos se sentem constrangidos devido ao mau cheiro. A nutricionista do Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA), Fernanda Branco, dá dicas de como reduzir a incidência dos flatos.

Após o estômago ser reduzido, a capacidade de digerir as proteínas diminui. Então os pedaços das proteínas chegam ao intestino mal digeridos e são fermentados por bactérias que produzem cadaverina e putrescina.

“Para melhorar esse processo de digestão, a mastigação dos alimentos é muito importante, principalmente quando for carne”, observa Fernanda.

A nutricionista também sugere chás digestivos como erva doce, hortelã e guaçatonga. “Frutas como abacaxi ou mamão caem muito bem após a refeição”, acrescenta.

Aos que pretendem fazer a cirurgia bariátrica ou já fizeram, importante procurar um nutricionista para acompanhamento de uma dieta específica e orientações necessárias, o que contribui ainda bastante com o sucesso da cirurgia e bem-estar do paciente.

Leave A Comment