Nutricionista Fernanda Branco dá seis dicas para quem ganhou peso na pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus muitos deixaram de cuidar de si até, mesmo por causa da ansiedade, se alimentando mal e ganhando cada vez mais peso. A nutricionista Fernanda Branco, que integra e equipe multidisciplinar no Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA), dá seis dicas para reorganizar a alimentação e melhorar a qualidade de vida.

O primeiro passo é deixar de lado o refrigerante, os doces e o excesso de pão. “É importante dar preferência às frutas, legumes, verduras, alimentos integrais, carnes magras, frango, peixe e ovos”, esclarece a profissional.

Fernanda Branco destaca também a importância de se mastigar lentamente. Isso permite que dê tempo para os hormônios que dão saciedade sejam produzidos.

Manter-se bastante hidratado é outra dica da nutricionista, observando que é essencial beber água, mas também podem ser chás gelados sem adoçar, sucos naturais e água de coco.

Também é importante evitar temperos industrializados, pois eles são ricos em sódios em glutamato monossódico.

“Uma boa alternativa são os temperos secos como o orégano, salsa, manjericão, alho, cebola, açafrão, tomilho, manjerona, entre muitos outros. É possível bater todas as ervas que preferir no liquidificador e assim ter o próprio sal de ervas”.

Fernanda Branco ressalta que mesmo em isolamento social é possível realizar atividades físicas. Caso não seja possível ir a uma academia, ela lembra que há muitas aulas e exercícios físicos disponíveis em canais no YouTube.

“Por fim, é muito importante cuidar do seu sono. Uma boa noite de sono é essencial para a regulação de alguns hormônios que auxiliam na perda de peso. Uma dica é optar por chás antes de dormir, como o chá de camomila, melissa e de mulungu, mas sempre sem adoçar”, acrescenta a nutricionista.

Deixe um comentário