Você sabe o que são varizes esofágicas? Dr. Roberto Barreto explica!

Varizes Esofágicas são veias dilatadas no esôfago, decorrentes da obstrução do fluxo de sangue no fígado. De acordo com o gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, do Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA), a principal causa de variz esofágica é a cirrose hepática, que se trata de uma fibrose no fígado devido a diferentes tipos de hepatite.

“A fibrose do fígado impede a passagem do sangue, vindo da veia porta. Isso leva o organismo criar uma nova alternativa para que o sangue chegue ao coração, formando grandes veias dilatadas no esôfago”, pontua.

A incidência de varizes de esôfago aumenta a medida que a cirrose hepática fica mais grave. Mais de 85% dos pacientes com cirrose grave, desenvolvem varizes de esôfago e o diagnóstico, conforme Dr. Roberto Barreto, geralmente é feito pelo exame de endoscopia digestiva alta, visualizando as varizes na luz esofágica.

“Sendo diagnosticado varizes esofágicas, geralmente o paciente é encaminhado para um médico gastroenterologista, para definir a causa da variz e a melhor forma de tratamento com intuito de prevenir ou tratar uma hemorragia digestiva alta”.

O tratamento, informa o especialista, pode ser realizado por medicações, endoscopia digestiva alta, radiologia intervencionista ou por cirurgia.

Dr. Roberto Barreto também atua no Centro de Endoscopia de Cuiabá (CEC), Clínica Vida Diagnóstico e Saúde e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Mato Grosso (Sobed/MT).

Leave A Comment