Ingestão de espinha de peixe ou osso de galinha merecem cuidado, alerta endoscopista

Apesar de aparentemente tratar-se de um problema simples, a ingestão acidental de espinha de peixe ou osso de galinha merece cuidado para que não se agrave.

De acordo com o gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, quando alguém engole um corpo estranho, ele viaja através do trato digestivo e é expelido  normalmente, sem causar problemas.

“Entretanto, objetos pontiagudos, como espinha de peixe e ossos de galinha, podem perfurar o aparelho digestivo, e sua ingestão pode ser considerada emergência médica”, observa o especialista.

Algumas pessoas que engolem a espinha de peixe, não apresentam sintomas, mas outras podem sentir dificuldade para engolir alimentos,  dor no pescoço ou no peito, tosse, dificuldade para respirar ou respiração ruidosa.

Esses sintomas são mais prováveis de acontecer quando o objeto está preso no esôfago e, geralmente, duram enquanto ele permanecer preso, como explica Dr. Roberto Barreto, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Mato Grosso (Sobed/MT).

Outras vezes, a espinha de peixe passa, causando um pequeno ferimento, que cicatriza espontaneamente em alguns dias, deixando a sensação de que ainda há algo preso na garganta ou no esôfago.

Se o objeto for grande, pontiagudo e puder se modificar ou deformar facilmente no interior do corpo, deverá ser removido imediatamente pelo exame de endoscopia alta.

“Se você engolir espinha de peixe, osso ou outro objeto, não deve ingerir nada após o acidente. Assim, não se deve comer pão e farinha, nem beber grandes quantidades de líquidos, como é orientado popularmente, pois isso pode agravar o problema. O ideal é procurar um médico para avaliar o caso”, sugere o especialista.

 

6 Comentários

  1. Avatar
    18/08/2021 at 11:59 AM

    Obrigado pela orientação, estes dias eu passei por isso. Fiquei com falta de ar por te engolido acidentalmente uma osso pequeno de frango. Sentir falta de ar. No restaurante onde fui acometido pela situação, não sabiam como me orientar. Agora entendi o motivo da situação e da gravidade…

  2. Avatar
    Alex Sandro Alves-Reply
    19/08/2021 at 12:17 PM

    Boa tarde eu estava comendo peixe e passou um espinho de peixe será que ele desceu ou parou na garganta

  3. Avatar
    Eloisa Maria Viveiros-Reply
    31/08/2021 at 11:29 PM

    Eu engoli um pedacinho de osso de galinha a dois meses e estou com dores abdominais,
    Está dores podem ser do ossinho.
    O que devo fazer?

    • Sandra Carvalho
      Sandra Carvalho-Reply
      07/10/2021 at 8:27 AM

      O melhor a fazer é consultar um médico.

  4. Avatar
    29/09/2021 at 9:59 PM

    Eu comi uma galinha hj e sem querer sentir que engoli um osso pq na hora de engolir sente rasgando e doeu um pouco depois senti que o osso não desceu totalmente parecendo q está aqui ainda oq eu faço tô preucupada

    • Sandra Carvalho
      Sandra Carvalho-Reply
      07/10/2021 at 8:27 AM

      Se dói, deve procurar atendimento médico.

Deixe um comentário